" um blog feito a mÃo "

Supermulheres não. Só mulheres

03.04.2014

Protagonismo feminino, seu preço e suas dádivas

Toda mulher que ousa ser protagonista em seu tempo pagou ou pagará um preço muito elevado por isso. Sempre existiram olhares voltados para mulheres que assumiram posição de destaque na sociedade. Infelizmente, na maioria das vezes, esses olhares estiveram cheios de desconfiança.

Tomemos como exemplo o caso de Maria. Em sua época, ela foi convidada por Deus para participar de um projeto extremamente ousado: o nascimento de Cristo - missão que envolvia romper tradições e costumes em um período em que as mulheres eram relegadas ao segundo plano.

Imagine a situação de Maria. Grávida sem estar casada e sem ter se relacionado com José.  Ela seria duplamente julgada. Primeiro pelo povo, que a consideraria adúltera.  Depois, por José, que imaginaria ter sido traído.

Assim como naquela época, a mulher que hoje possui qualidades diferenciadas sempre está debaixo de holofotes, mas, por incrível que pareça, muitas vezes, para ser exposta e criticada. A impressão transmitida é que mulheres que se destacam assumem um papel que não é seu - e que deveria ser do homem.

Ainda existe muito preconceito quando a mulher desempenha papel relevante, principalmente quando se tratam de contextos mais ativos e participativos na sociedade. Causa muita estranheza o fato de uma mulher que se destaca ser considerada exceção – como se as mulheres não estivessem aptas a desempenhar determinados papéis na sociedade. O protagonismo feminino é quase um pecado!

Pior que isso, ainda temos de ouvir os famosos chavões: lugar de mulher é no fogão; ou, mulher tem de estar no tanque. Opa! Alto lá! Quem disse que nós não somos capazes de fazer todo o trabalho doméstico e ainda dirigir uma empresa?

Hoje, há comentários de que as mulheres têm adoecido porque acumularam muitas funções. Ou pior, porque deixaram de cuidar de seus filhos - como se essa fosse a única função para qual a mulher é designada.  Estão todos enganados.

A mulher protagonista é especialista em romper barreiras.  Independentemente do lado para qual a correnteza puxa a todos, ela nada contra a corrente. E mais. Ao mesmo tempo, vai puxar seus filhos, seu marido, e sua família.  Por isso, não se limitem. A capacidade está em nós.  Faça acontecer! 
 

Posting comments after three months has been disabled.

Não existem comentários