" um blog feito a mÃo "

Responsabilidade nossa

03.11.2014

O fim de ano se aproxima. Os eventos mais esperados para 2014 já se foram: copa e eleições. Brincadeiras à parte, o assunto que quero tratar aqui é sério. Há poucos dias, alguns dos principais monumentos e locais históricos do país estavam cor de rosa, e a maioria das pessoas sabe bem qual é o motivo - o chamado outubro rosa, mês marcado pela luta mundial contra o câncer de mama. O rosa remete a cor do laço que simboliza a tradicional luta contra essa doença no mundo, que começou com uma campanha nos Estados Unidos e estimulou a participação da população, empresas, entidades, e igrejas, numa luta que se tornou de todos nós.

 Até aqui, nada de que vocês já não saibam. Câncer de Mama é a modalidade da doença mais comum entre mulheres e infelizmente atinge a cerca de 50 mil mulheres a cada ano no Brasil. No mundo todo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 450 mil mulheres morrem anualmente vítima dessa doença. Apesar de grave, até aqui também não há nenhuma informação que não seja de conhecimento de todos.
 
Entretanto, quero chamar a atenção para dois pontos específicos sobre o tema. O primeiro: câncer de mama não é uma doença exclusivamente feminina. Assim como as mulheres, os homens também possuem glândulas mamárias. Os casos são em menor número do que em mulheres, mas não são incomuns. Em outras palavras: homem, você também deve procurar o médico para prevenir a doença. Ainda sob esse aspecto, o câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer no homem. Se detectado no início, tem cura. E sendo bem clara e objetiva: homem abaixo ao preconceito, meu amigo! O exame de toque é preventivo e necessário.
 
Em muitas das vezes, se nosso emocional não anda lá as mil maravilhas, isso se reflete em nossa saúde. Está comprovado que mais de 80% dos casos de câncer possuem causas psicossomáticas. Além disso, alterações em nossa digestão também possuem causas emocionais. Quer saber o motivo? Há uma conexão direta entre nosso cérebro e nosso sistema digestivo! Emoções abaladas podem afetar o funcionamento do seu intestino determinando, por exemplo, se você tem intestino preguiçoso ou acelerado, conforme seu humor ou estresse. Nossas emoções refletem em nossa saúde lá embaixo! (rs).
 
Como homens e mulheres, somos os maiores responsáveis pelas escolhas que fazemos. Por exemplo, em relação aos candidatos que escolhemos na eleição. Não adianta depois sair por aí chorando as pitangas pra cima e pra baixo por ter votado em alguém que não trabalha e que não cumpriu o que prometeu.
 
Esse texto é um alerta. Somos os responsáveis por manter nosso vigor e nossas forças. Cabe a mim e a você combater os males. Cabe a mim e a você se prevenir. E, agora, que não seja por falta de aviso. É hora de prevenção a todos os tipos de câncer em nossa sociedade, seja ele físico, moral ou governamental. Que o outubro rosa traga a consciência necessária para não nos eximirmos daquilo que é nossa responsabilidade.
 

 

Posting comments after three months has been disabled.

Não existem comentários